Rego, BelmiroFernandes, RosinaCarvalho, Carla Sofia Marques2017-09-112017-11-142016http://hdl.handle.net/10400.19/4654O facto de uma criança apresentar Paralisia Cerebral (PC), no paradigma escolar atual, é o mesmo que dizer que apresenta uma Necessidade Educativa Especial de caráter permanente no domínio motor. Esta necessidade educativa retrata-se no facto que esta perturbação, nas suas diferentes expressões, poder ser considerada uma barreira às aquisições académicas. Um dos instrumentos institucionais, essenciais, para a intervenção atempada nestes casos trata-se das Equipas de Intervenção Precoce. Estas equipas munidas de técnicos especializados, intervêm no crescimento e no desenvolvimento das capacidades humanas inerentes à criança. Esta precocidade promove a autonomia e a redução das limitações funcionais do indivíduo. Uma das ferramentas a que estes técnicos podem recorrer para contornarem as barreiras motoras, cognitivas e de comunicação, são as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A construção e utilização de Softwares Educativos adaptados às necessidades próprias dos indivíduos com PC, possibilitam a utilização de ferramentas didáticas que podem contribuir de forma eficaz no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento. Neste sentido procurou-se perceber a importância da utilização das TIC na inclusão de uma criança com PC no pré-escolar. A investigação realizada neste âmbito insere-se na metodologia qualitativa, tendo-se recorrido nomeadamente ao estudo de caso. Observou-se a utilização, por parte de uma criança, do Software MagicEye, na execução de jogos educativos, nas áreas da linguagem, matemática, entre outras. Foram ainda entrevistados elementos da família (mãe) e do contexto educativo (educadora de infância e professora de educação especial). Este software revelou-se facilitador da interação social da criança, sobretudo ao nível da comunicação com os seus pares e adultos no contexto pré-escolar.In today's education context, when a child is affected by Cerebral Palsy (CP), it is equivalent to saying it presents a permanent Special Education Need in the domain of movement. This education need reflects itself on the fact that this disorder, in its several expressions, can be considered as a barrier to scholar development. One of the essential institutional tools for a timely intervention in these cases are the Early Intervention Teams. These teams, equipped with specialized technicians, increase and development the child related human capacities. This early intervention promotes autonomy and a reduction of the individual's functional limitations. Some of the tools these technicians may use to reduce cognitive and communication barriers are the Information and Communication Technologies (ICT). The development and use of Educational Software adapted to the specific needs of CP individuals, allow the use of didactic tools which may effectively contribute to the teaching-learning process and to the construction of knowledge. In this sense, we tried to understand the importance of the use of ICT in the inclusion of a child with CP in preschool education. We used case study qualitative methodology. The observation of a child's use of the software MagicEye, while playing educational games in the areas of language, mathematics and others as well as the interview of his mother and teachers, were the techniques used to data collection. This software was an enabler of child social interaction and a communication channel with his colleagues and adults in the pre-school environment.porIntervenção PrecoceParalisia CerebralTecnologias de Informação e ComunicaçãoSoftwares Educativos (MagicEye)Early interventionCerebral PalsyInformation and Communication TechnologiesEducational Software (MagicEye).Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolarmaster thesis201731215