Martins, CatarinaLeitão, Letícia2012-10-102012-10-102012-06Martins, Catarina & Leitão, Letícia (2012). O Aluno com Paralisia Cerebral em Contexto Educativo: Diferenciação de metodologias e estratégias. Millenium, 42 (janeiro/junho). Pp 59-66.http://hdl.handle.net/10400.19/1199O modelo de Educação Inclusiva, atualmente implementado e defendido pelas organizações internacionais, pressupõe um único sistema educacional para TODOS os alunos, partindo da aceitação das diferenças individuais e da valorização da diversidade humana, como potenciadores de capacidades num mesmo processo educacional. A Educação Inclusiva não abrange somente crianças/jovens com deficiências, mas alarga a sua intervenção a todos os que, temporária ou permanentemente, apresentem necessidades especiais. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter motor, especialmente Paralisia Cerebral, inseridos no ensino regular, pela especificidade das manifestações apresentadas e das significativas limitações ao nível da atividade e da participação, beneficiarão com a implementação de medidas educativas que diminuam a sua situação de desvantagem e promovam o desenvolvimento das suas potencialidades, recorrendo a metodologias e estratégias facilitadoras do seu desenvolvimento global, que abordaremos numa breve revisão da literatura.porEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisParalisia cerebralO Aluno com Paralisia Cerebral em Contexto Educativo: Diferenciação de metodologias e estratégiasjournal article