Martins, Vítor Manuel Tavares2010-12-072010-12-072008-11http://hdl.handle.net/10400.19/356âmbito de diferentes contextos de aprendizagem e formação tenho solicitado a diferentes formandos (alunos finalistas de Curso Superior na área do Ensino ou professores já integrados na carreira) um exercício, variante simplificado da família da tempestade de ideias, segundo o qual podem expressar livremente palavras ou expressões que associam espontânea e intimamente a outras que lhes são previamente apresentadas. Este exercício costuma apresentar resultados potenciadores de diferentes análises. No caso vertente, trata-se de apresentar alguns dados e de proceder a um despretensioso e singelo estudo das representações dos sujeitos envolvidos neste exercício a propósito de determinada expressão. Estes constituem dois grupos distintos: de um fazem parte professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, bacharéis, com variados níveis etários e diferentes posicionamentos na carreira docente (desde o terceiro escalão aos de fim de carreira). São 79 os sujeitos deste grupo; o outro é formado por 21 indivíduos, alunos do último ano de um curso de formação inicial de professores, de diversas variantes. Para além da apresentação crua de alguns dados curiosos, interessa-me, neste caso concreto, descortinar eventuais correlações significativas entre as representações que os dois grupos têm acerca dos mesmos termos. Escolhi os termos “escola actual” e “criança”. Assim, como já se disse, cada um dos elementos dos dois grupos expressou espontaneamente, em condições de resposta semelhantes, a primeira ideia que lhe surgiu sobre aqueles (e outros) vocábulos, os quais lhes foram dados apenas no momento do exercício (desconhecidos até então).porEscola actualCriançasA caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)çõesjournal article