Pinto, AnaAntunes, JoaquimBarros, Samuel2017-02-032017-02-032016-05ISBN 978-989-8780-04-1http://hdl.handle.net/10400.19/4392Assiste-se, atualmente, a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua permanência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. As associações empresariais, à semelhança de outras organizações, precisam de ser ágeis, conforme exige o mercado, tornando-se entidades articuladoras e prestadoras de serviços para os seus associados, preocupando-se, cada vez mais, com a comunicação. Esta assume um papel de extrema importância, funcionando como elo de ligação entre a associação empresarial e o seu target - os seus associados. Com este estudo pretende-se perceber a forma como a comunicação organizacional é encarada e tratada nas associações empresariais, mais em pormenor, na Associação Empresarial da Região de Viseu – AIRV. Nesse sentido, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, complementada com um estudo empírico, realizado através de entrevista e inquérito aos associados da AIRV. Em termos de resultados, os associados consideram que a AIRV representa corretamente os seus interesses, sendo que a comunicação entre ambos é eficaz. Conclui-se que a relação entre as empresas e a AIRV é, de um modo geral, positiva e de proximidade entre ambas, que convém fortificar.porAssociações EmpresariaisComunicação OrganizacionalInstrumentos de ComunicaçãoA eficácia da comunicação organizacional: estudo aplicado à associação empresarial AIRVconference object