Ferreira, ManuelaCampos, SofiaMagalhães, CátiaGonçalves, AmadeuNelas, PaulaCardoso, Ana PaulaGuiné, Raquel P. F.2022-12-212022-12-212022Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A.P., & Guiné, R. (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed espec nº11), e27653.http://hdl.handle.net/10400.19/7475Introdução: O consumo de substâncias nos estudantes está associado ao fato de pretenderem ter mais rendimento escolar, resistir ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do insucesso estando implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo um papel central em rituais de integração. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos Aditivos. Métodos: Estudo descritivo e correlacional, amostra de 924 estudantes, idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina. Dados obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em Comportamentos Aditivos. Resultados: Estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), baixa literacia (29,8%), e 28,0% a manifestarem elevada literacia. É o sexo masculino que manifesta níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24), comparativamente ao feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em comportamentos aditivos, são o desempenho académico (p=0,028)e o ano curricular (p=0,000). Conclusão: Aponta-se para a necessidade de programas de intervenção formativa e metodologias ativas, capazes de empoderar os estudantes neste âmbito. O recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais fazem com que o envolvimento dos estudantes no processo formativo seja maior e a aprendizagem facilitada.porliteracia em saúdecomportamentos aditivosensino superiorLiteracia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superiorAdditive behavior literacy in higher education studentsjournal article10.29352/mill0211e.27653