Jales Ribeiro, EsperançaFelizardo, Sara2019-08-062019-08-062016Ribeiro, E., & Felizardo, S. (2016). Contributos da perspetiva dialógica para a práxis do educador social: fundamentos e potencialidades (p.1851). Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação.Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu -Instituto Politécnico de Viseu.http://hdl.handle.net/10400.19/5597Propomo-nos evidenciar que a resposta mais eficaz e renovada aos desafios que se colocam, no mundo contemporâneo, ao trabalho social e à práxis socioeducativa, é a abordagem dialógica. Para o efeito, identificar-se-ão os princípios em que esta última se sustenta, evidenciando as suas potencialidades no contributo para uma compreensão distinta das práticas. Apresentaremos as implicações daí decorrentes, para a práxis do Educador Social, nos processos de autonomização dos sujeitos, bem como no entendimento das ferramentas suscetíveis de a apoiarem, como é o caso da observação e da avaliação, perspetivadas, nesta aceção, enquanto opções discursivas, isto é: como recursos para o desenvolvimento de diálogos na equipa de profissionais, de forma a que os significados produzidos sejam vistos como construções sociais, passíveis de revisão e negociação. Evidencia-se que se ampliam, deste modo, as possibilidades de ação, dando lugar a uma corresponsabilização no trabalho a desenvolver. O foco passa agora a estar nos recursos e potencialidades, assim como nos sentidos atribuídos aos problemas, ao invés de estar nos possíveis déficits. A tónica está em apoiar a capacidade de empowerment dos sujeitos possibilitando que estes se perspetivem de novas formas visualisando outras possibilidades de futuro. A práxis socieducativa centra-se, assim, numa ampliação da visão de mudança que leve o Educador Social a ressignificar o espaço de diálogo como um contexto colaborativo, respondendo às exigências de uma era pós-moderna. Este relacionamento conduz a uma postura de maior tolerância face à diferença e à incerteza, características dos processos de produção de sentido, associados, por sua vez, a uma postura ética e humanizante dos profissionais.porAbordagem dialógicaTrabalho socialContributos da perspetiva dialógica para a práxis do educador social: fundamentos e potencialidadesother