Dias, António MadureiraLopes, Elsa Maria Gomes2024-01-182024-12-202023-12-202023-08-10http://hdl.handle.net/10400.19/8192Introdução: A enfermagem, como ciência necessita do desenvolvimento de competências técnicas, aliadas à investigação fundamentada sobre a prática, para a qual contribuem os estágios em contexto de cuidados intensivos e em contexto de urgência. A pneumonia associada à intubação (PAI) é a infeção mais comum em cuidados intensivos, exigindo medidas eficazes de prevenção. O conhecimento dos enfermeiros é essencial para a prática dos cuidados e adesão às medidas de prevenção. Objetivos: Demonstrar as competências adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Avaliar os conhecimentos e atitudes dos enfermeiros na prevenção da pneumonia associada à intubação, numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e Serviço Urgência - Cuidados Intermédios (SU-CI), de um hospital da zona centro. Métodos: Análise das competências adquiridas nos estágios em contexto de cuidados intensivos e em contexto de urgência; Descrição do estudo de natureza quantitativa, do tipo observacional, com análise descritiva e foco transversal. Resultados: Com uma amostra de 52 enfermeiros que exercem funções num hospital da zona centro de Portugal, sendo 61,5 % do sexo feminino, inferiu-se que as variáveis sociodemográficas: idade, género e tempo de exercício profissional, não influenciam o nível de conhecimento e as atitudes de prevenção da PAI. Os conhecimentos e atitudes são superiores para quem exerce na UCI. A formação académica e profissional e a participação em programas recentes de prevenção da PAI interferiu estatisticamente na aquisição de conhecimentos. A adesão às atitudes aumenta com o tempo de exercício no serviço e com os protocolos de prevenção da PAI. Quem tem mais conhecimentos refere maior adesão às atitudes e intervenções de prevenção da PAI. Conclusão: Os objetivos delineados para os estágios foram atingidos e as competências adquiridas. A investigação permitiu inferir que os enfermeiros da UCI e do SU-CI possuem conhecimentos moderados e atitudes adequadas sobre a prevenção da PAI, em doentes com tubo endotraqueal. Pretende ser um contributo para a mudança de atitudes, visando um cuidar diferenciado e especializado, baseado em evidências científicas. Recomenda-se aplicar o estudo a uma amostra alargada, para inferir resultados precisos e consistentes, em conjunto com a observação direta da prática dos enfermeiros, na prevenção da PAI. Palavras-chave: Atitudes; Conhecimentos; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pneumonia Associada à IntubaçãoAbstract Introduction: Nursing, as a science, needs the development of technical skills, coupled with investigation based on experience. Intensive Care internships and internships happening in the context of hospital emergency contribute a lot for it. Intubation-associated pneumonia is the most common infection in Intensive Care, requiring effective prevention measures. Nurses’ knowledge is essential to care practice and adherence to prevention measures. Objective: To demonstrate the skills acquired in Medical-Surgical Nursing; To assess the nurses’ knowledge and the attitudes regarding the prevention of intubation-associated pneumonia in an Intensive Care Unit (ICU) and Emergency Department - Intermediate Care, in a hospital of Central Portugal. Methods: Analysis of the skills acquired both in the internships of Intensive Care and Emergency Department contexts; Description of the quantitative study, observational type, with a descriptive analysis and cross-sectional focus. Results: With a sample of 52 nurses working in a hospital of Central Portugal, 61,5% female, the following conclusion was drawn: the sociodemographic variables (age, gender, professional practice) do not affect the level of knowledge and the prevention attitudes towards the intubation-associated pneumonia. Knowledge and attitudes are higher for those working in the ICU. Academic degree and practice and the engagement in recent intubation-associated pneumonia prevention programmes contributed statistically to the knowledge acquisition. Adherence to attitudes increases with professional practice and prevention protocols of the intubation-associated pneumonia. Those with better knowledge refer greater adherence to attitudes and prevention interventions towards the intubation-associated pneumonia. Conclusion: The objectives outlined for the internships were accomplished and the skills were acquired. The investigation allowed to conclude that the ICU nurses and those working in the Emergency Department - Intermediate Care have moderate knowledge and appropriate attitudes concerning the prevention of the intubation-associated pneumonia, as far as endotracheal tube patients are concerned. It is supposed to be a contribution for the changing of attitudes, aiming a differentiated and specialized care, based on scientific evidence.It is recommended that the study should be apllied to an extended sample, in order to achieve precise and consistent results, together with a direct observation of the nurses’ practice, in the prevention of intubation-associated pneumonia. Keywords: Attitudes; Knowledge; Medical-Surgical Nursing; Intubation-associated pneumonia.porCompetência clínicaCompetência profissionalConhecimentos, atitudes e prática em saúdeEnfermagem médico cirúrgicaPneumonia associada aos cuidados de saúdeServiço de urgência hospitalarUnidades de cuidados intensivosClinical competenceEmergency service, hospitalHealth knowledge, attitudes, practiceHealthcare associated pneumoniaIntensive care unitsMedical surgical nursingProfessional competenceAtitudes e conhecimentos dos enfermeiros relativamente à prevenção da pneumonia associada à intubaçãomaster thesis203459172