Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosFigueiredo, António José Queiroz Soares deDuarte, Thaís Velasco Brum2024-08-202024-07-24http://hdl.handle.net/10400.19/8482O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Food4Sustainability CoLAB (F4S) no âmbito do Mestrado em Marketing, com início em outubro de 2023 e fim em abril de 2024. Durante o estágio, a principal função foi colaborar no projeto PRIMA InovFarmer.MED, especialmente no desenvolvimento da work package 5 (WP5), que visa criar modelos de negócio inteligentes para pequenos agricultores. Para alcançar este objetivo, foi necessário realizar pesquisas de mercado e uma revisão de literatura. A fase inicial envolveu o entendimento dos planos e requisitos do projeto. Para desenvolver a WP5, foram utilizadas ferramentas como o Business Model Canvas (BMC) e a análise SWOT. A partir desses estudos, desenvolveram-se modelos de negócio e estratégias de ação para tornar os pequenos agricultores mais resilientes. A fase final do trabalho incluiu a criação de materiais de divulgação, a recolha e análise de dados relevantes, e ainda a organização e participação em eventos de divulgação do projeto, tarefas previstas na WP4 do projeto. O estágio no F4S revelou-se enriquecedor para ambas as partes, proporcionando à entidade um suporte para o cumprimento das metas do projeto e oferecendo-me uma experiência prática valiosa multidisciplinar, e principalmente na área do marketing sustentável.ABSTRACT: This report is the result of a curricular internship conducted at the Food4Sustainability CoLAB (F4S) as part of the Master's Degree in Marketing, which commenced in October 2023 and is scheduled to conclude in April 2024. During the internship, the primary objective was to collaborate on the PRIMA InovFarmer.MED project, particularly in the development of work package 5 (WP5), which aims to create smart business models for small farmers. To achieve this goal, it was necessary to conduct market research and a literature review. The initial phase involved an understanding of the project's plans and requirements. To develop WP5, tools such as the Business Model Canvas (BMC) and SWOT analysis were employed. Based on these studies, business models and action strategies were developed to enhance the resilience of small farmers. The final phase of the work included the creation of dissemination materials, the collection and analysis of relevant data, as well as the organization of and participation in events to publicize the project, tasks that were foreseen in WP4 of the project. The internship at F4S proved to be mutually beneficial for both parties, as it provided the organization with support in meeting the project's goals and offered me valuable multidisciplinary practical experience, especially in the area of sustainable marketing.porInovaçãoMarketing SustentávelModelo de NegócioBusiness Model CanvasEstratégias de inovação na Food4Sustainabillitymaster thesis203679377