Santos, LeonorMoreira, DarlindaMenezes, LuísOutros2012-08-302012-08-302008Santos, L., Moreira, D., Menezes, L. e Outros (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação, vol. xvi, n.º 2, 33-64.http://hdl.handle.net/10400.19/1165Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.porConhecimento profissionalProfessores em início de carreiraConhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunosjournal article