Lopes, FilipaMargarida Correia Balula Chaves, CláudiaDuarte, JoãoFerreira, ManuelaCampos, SofiaCardoso, Ana Paula2019-02-142019-02-142018Lopes, F. A., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., & Cardoso, A. P. (2018, junho). Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo: Perspetiva de professores. In M. Cunha (Org.), Supervisão Pedagógica: Práticas Inovadoras no Século XXI: Livro de Resumos (p. 32). Viseu: ESSV. ISBN: 978-989-99603-3-6. http://projects.essv.ipv.pt/superes/livro-de-resumos/978-989-99603-3-6http://hdl.handle.net/10400.19/5389Introdução: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. A escola representa um espaço onde os adolescentes experienciam e manifestam vários comportamentos, seja na relação com os pares ou na relação com os professores. Objetivo: Analisar a perspetiva dos professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico com uma amostra de 178 professores que avaliaram o comportamento de 178 crianças (89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados), com uma idade média 13.74 anos (±0.864), frequentadoras do 8ºano (53.4%). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55). Conclusões: Os resultados salientam que a perspetiva dos professores é fundamental para uma visão integrativa dos adolescentes.porComportamentoEnfermagemProfessores escolaresAdolescenteComportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo: Perspetiva de professoresconference object