Cardoso, Ana PaulaLacerda, CarlaAlmeida, Diana Patrícia Pereira de2020-02-042021-12-122019-12-12http://hdl.handle.net/10400.19/6183O presente Relatório Final de Estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de prática supervisionada e uma investigação empírica aborda a problemática do desenvolvimento das competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, procedemos à reflexão crítica sobre a experiência de estágio realizado, recorrendo aos materiais, por nós elaborados ao longo das sessões, bem como a vários autores de referência em educação e à legislação em vigor. Todo este processo, devidamente fundamentado, teve como finalidade a reflexão sobre as próprias práticas e sobre o trabalho de grupo nas diversas áreas disciplinares e na prática realizada. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico, que teve como objetivo perceber de que forma as competências emocionais se encontram desenvolvidas nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e se a abordagem às mesmas em sala de aula é, ou não, positiva para o desenvolvimento harmonioso dos alunos enquanto seres sociais. A investigação-ação foi realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pertencente ao concelho de Viseu, tendo sido aplicados dois instrumentos de recolha de dados diferentes e com finalidades distintas, antes e depois da intervenção levada a efeito. Assim, tendo em consideração as várias conclusões que alcançamos, urge a necessidade de implementar momentos de literacia emocional nas salas de aulas, tendo em consideração a formação dos professores relativamente às competências emocionais.This Final Stage Report integrates a critical reflection on the practices developed in the context of supervised practice and an empirical investigation whose subject reports to the development of emotional competences in students of the 1st Cycle of Basic Education. In the first part, we proceeded to reflect on the experience of the internship, using the materials we developed during the sessions, as well as several reference authors in education and the legislation in force. All this process, duly grounded, had as purpose the reflection on the own practices and on the work of group in the diverse disciplinary areas and in the realized practice. In the second part, we present the empirical study, which aimed to understand how the emotional competences are developed in the students of the 1st Cycle of Basic Education and whether the approach to them in the classroom is positive for the harmonious development of students and all social beings. The action research was carried out in a class of the 4th year of a school belonging to the county of Viseu, and two instruments of different data collection were applied with different purposes before and after the intervention carried out. Thus, taking into account the various conclusions we have reached there is a need to implement moments of emotional literacy in the classroom taking into account teachers training regarding emotional skills.por1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)Prática de Ensino SupervisionadaEmoçõesSentimentosEmpatiaAutoconsciência emocionalLiteracia emocional1st Cycle of Basic EducationSupervised TeachingPrática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202412342