Melão, Dulce2017-01-232017-01-232016-12Melão, D. (2016). A formação do leitor no ensino superior: trajetórias de motivação para a leitura. Revista Desenredo, 12 (2), 453-472.1808-656Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/4077Este estudo aborda a motivação para a leitura dos estudantes do ensino superior, encarando-a enquanto constructo multidimensional. Foi realizado numa instituição de ensino superior politécnico do centro de Portugal com uma turma do curso de Educação Básica (3.º ano). Considerou-se adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados foi uma reflexão individual realizada no âmbito do trabalho autónomo dos estudantes. A análise dos dados permitiu-nos compreender a necessidade de realizar programas de formação que possam promover a motivação para a leitura dos estudantes futuros profissionais da Educação, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público.porLeitorEnsino SuperiorMotivação para a leituraFormaçãoA formação do leitor no ensino superior: trajetórias de motivação para a leiturajournal articlehttp://dx.doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6373