Bica, IsabelFerreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoFerraria, Ana Luísa Maximiano2024-02-212024-02-212023-11-232023-08-14http://hdl.handle.net/10400.19/8253Enquadramento: O sono é uma condição fisiológica fundamental para o desenvolvimento e bem-estar do adolescente. Mudanças no padrão do sono são comuns nesta etapa da vida, afetando negativamente o desempenho escolar, a atenção, o comportamento e o controle emocional, predispondo comportamentos de risco, problemas de saúde psicológicos e orgânicos. Objetivos: Mapear os instrumentos de avaliação do sono validados e disponíveis para uso nos adolescentes em Portugal, e identificar os mais adequados para diagnosticar alterações do sono nessa população. Metodologia: Revisão scoping baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados Pubmed®, B-on, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Academic Search Complete, MedLatina, entre maio e junho de 2023, independentemente do idioma e sem restrição temporal. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores, com recurso a um terceiro como critério de desempate. Resultados: Selecionados seis estudos que revelam as propriedades psicométricas de oito instrumentos de avaliação do sono: Avaliação da Qualidade do Sono na Adolescência (AQSA); Escala de Higiene do Sono para Adolescentes (EHSA); Escala de Crenças Disfuncionais sobre o Sono (ECDS); Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ); Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); Pediatric Daytime Sleepiness Scale (PDSS); Morningness–Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ); reduced Morningness– Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ-R). A maioria demonstra resultados estatísticos semelhantes às versões originais. Apenas a EHSA e a ECDS alcançaram um bom nível de desenvolvimento atendendo à classificação do Índice de GraCol, o que sugere que são os instrumentos mais adequados para a avaliação do sono em adolescentes portugueses. Conclusão: Existe um número reduzido de instrumentos validados. A maioria não cumpre os critérios mínimos de adaptação e validação. É crucial investir nesta área para aumentar a disponibilidade de instrumentos que possam aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. Palavras-chave: Avaliar, Instrumentos, questionários, escalas, sono, adolescência, adolescentes, jovens adultos, psicométricos, validade, fiabilidade, PortugalAbstract Background: Sleep is a fundamental physiological condition for the development and wellbeing of adolescents. Changes in sleep patterns are common at this stage of life, negatively affecting school performance, attention, behaviour and emotional control, predisposing to risky behaviour, psychological and organic health problems. Objectives: To map the validated sleep assessment instruments available for use in adolescents in Portugal, and to identify the most suitable ones for diagnosing sleep disorders in this population. Methodology: Scoping review following the methodology of the Joanna Briggs Institute. A search was carried out in the Pubmed®, B-on, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Academic Search Complete, MedLatina database, between May and June 2023, regardless of language and without time restrictions. The studies were selected by two reviewers with a third as a tie-breaking criterion. Results: Six studies revealing the psychometric properties of eight sleep assessment instruments were selected: Adolescent Sleep Quality Assessment (AQSA); Adolescent Sleep Hygiene Scale (EHSA); Dysfunctional Beliefs about Sleep Scale (ECDS); Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ); Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); Paediatric Daytime Sleepiness Scale (PDSS); Morningness-Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ); reduced Morningness-Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ-R). Most show similar statistical results to the original versions. Only the EHSA and ECDS reached a good level of development in terms of the GraCol Index classification, which suggests that they are the most suitable instruments for assessing sleep in Portuguese adolescents. Conclusion: There are few validated instruments. Most do not fulfil the minimum criteria for adaptation and validation. It is crucial to invest in this area to increase the availability of instruments that can improve the quality of care provided. Keywords: Assessment, instruments, questionnaires, scales, sleep, adolescence, adolescentes, young adults, psycometrics, validity, reliability, Portugal.porAdolescenteAdulto jovemPesos e medidasPsicometriaRevisãoSonoAdolescentPsychometricsReviewSleepWeights and measuresYoung adultPortugalInstrumentos para a avaliação do sono em adolescentes validados em Portugal : uma revisão scopingmaster thesis203471423