Magalhães, CatiaSargento, JoséSousa, Maria de Fátima de Jesus2023-10-202023-03-10http://hdl.handle.net/10400.19/7998Tem vindo a aumentar a evidência de que os adolescentes passam muito tempo a jogar e que jogar em excesso pode conduzir a jogadores patológicos. A presente investigação tem como objetivo principal estudar comportamentos relacionados com dependências comportamentais sem substâncias, mais especificamente, o uso de videojogos e jogos de apostas (online e offline), numa amostra de adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 247 adolescentes (56,3% do género masculino e 43,7 do género feminino) dos 13 aos 19 anos, duma escola pública da região centro. Utilizaramse as escalas: Internet Gaming Disorder Scale-Short-Form, itens da Impact of Gambling Advertising Scale, Child and Adolescent Mindfulness Measure e Escala de Bem-estar Psicológico e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial foi realizada com recurso ao SPSS, com grau de confiança de 95%. Os resultados apontam que 1.6% dos adolescentes foram classificados como jogadores com distúrbio de videojogos e 21.1% estão em risco de Internet Gaming Disorder-IGD. A prevalência de jogos de apostas no último mês atingiu 23%, com preferência por apostas desportivas online (70%). O género masculino apresenta maior perturbação de jogo (gaming e gambling). A IGD relaciona-se negativamente com o bem-estar psicológico e a intensidade de jogo de apostas relaciona-se negativamente com relações positivas. Também se verificou a inexistência de relação significativa entre mindfulness e o uso de jogos (online/offline). Constata-se a importância de considerar os adolescentes com dependência de jogo online, como os que estão em risco de vir a desenvolver essa perturbação e de planear a deteção precoce.There is increasing evidence that adolescents spend too much time gaming and that excessive gaming can lead to pathological gamblers. This research aims to study behaviors related to non-substance behavioral addictions, more specifically, the use of video games and gambling (online and offline), in a sample of portuguese adolescents. A total of 247 adolescents (56.3% male and 43.7 female) aged 13-19 years, from a public school in the central region of Portugal participated in this study. The following scales were used: Internet Gaming Disorder Scale-Short-Form, items from the Impact of Gambling Advertising Scale, Child and Adolescent Mindfulness Measure and Psychological Well-Being Scale and a sociodemographic questionnaire. The descriptive and inferential analysis was performed using SPSS, with a 95% confidence level. The results indicate that 1.6% of the adolescents were classified as gamers with video game disorder and 21.1% are at risk for Internet Gaming Disorder-IGD. The prevalence of gambling in the last month reached 23%, with a preference for online sports betting (70%). Male gender shows higher gambling disorder (gaming and gambling). IGD relates negatively to psychological well-being and gambling intensity relates negatively to positive relationships. It was also found that there was no significant relationship between mindfulness and gaming use (online/offline). The importance of considering adolescents with online gambling addiction as those at risk for developing this disorder and planning for early detection is noted.poradolescentescomportamentos aditivos sem substânciajogo online/offlinebem-estar psicológicotraço mindfulnessadolescentesnon-substance addictive behaviorsonline/offline gamepsychological well-beingmindfulness traitComportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centromaster thesis203371275