Coutinho, EmíliaAlves, SusanaCoutinho, SaloméJesus, Ana MargaridaVala, HelenaCosta, Cristina Amaro DaMarques Dos Santos, PaulaMangas, C.2022-01-102022-01-102021Coutinho E, Alves S, Coutinho S, Jesus AM, Vala H, Costa CA, Santos PM. 2021. Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolver. In. Mangas C, Sousa J, Freire C. INCLUDIT Percursos para Educação Inclusiva. Edições Almedina, S.A., Coimbra: 267-288.978-972-40-9845-6http://hdl.handle.net/10400.19/6984O Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência na promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individuais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional, habilidades de gestão, habilidades interpessoais e reflexão crítica. Este estudo tem como objetivos: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria em diferentes grupos focais: tutores, mentores e mentorados; comparar as melhorias sugeridas ao programa de mentoria por vários grupos focais; construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto-piloto. A nossa investigação baseia-se num estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, utilizando a metodologia de grupos focais na recolha e tratamento de dados durante o projeto-piloto de implementação do programa de mentoria. Ao nível de resultados, foram sugeridas várias melhorias pelos grupos focais para o PM, desde a criação de linhas orientadoras, a apresentação inicial entre mentor e mentorado, a capacitação para o papel a desempenhar na mentoria por parte de todos os envolvidos, a definição do seu papel, assente em propostas de técnicas básicas de aconselhamento, estímulo da comunicação e de entreajuda entre os participantes, a criação de uma plataforma de partilha e apoio entre mentores e mentorados.porInclusãoMentoriaEnsino SuperiorAvaliação do ProgramaPrograma de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolverbook part