Rego, BelmiroMoura, Maria João Lucas2020-02-042020-10-242019-10-24http://hdl.handle.net/10400.19/6174As problemáticas ambientais têm vindo a emergir na opinião pública como um dos mais importantes temas a nível mundial que derivam maioritariamente do comportamento humano. Face à evolução dos tempos, inseridos num mundo consumista e repleto de uma panóplia gigantesca de informação, torna-se cada vez mais difícil, filtrar aquilo que realmente necessitamos enquanto consumidores. As mudanças de paradigma social enfrentam graves problemas de sustentabilidade, originários do atual elevado nível de consumismo que torna incapacitante a reposição dos recursos naturais. Considerando a sustentabilidade ambiental, económica e social um tema da atualidade e de interesse mundial, é importante a mudança imediata de comportamentos nos consumidores e essencialmente nas empresas e no processo de desenvolvimento dos seus produtos. O presente projeto visa clarificar estes conceitos, destacando as estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas, no relacionamento com os seus públicos, onde devem ser valorizadas e trabalhadas no sentido de acarretarem menor impacto ambiental, desvincular o aumento do bem-estar humano, na utilização massiva dos recursos naturais e aumentar a eficiência económica e ecológica em abordagens de ecoeficiência. É neste sentido que o ecodesign surge e se torna crucial para a abordagem do presente tema, podendo ser um fator bastante importante, quando aplicado em estratégias de comunicação das próprias empresas bem como o desenvolvimento dos seus produtos.Environmental issues caused by human activities are increasingly becoming matters of concern among the general public. In a consumerist society, with easy access to information and mass media, it is becoming harder to filter what we really need as consumers. Our unchecked consumerism is a serious threat to Sustainability, causing a rapid depletion of natural resources. In order to ensure environmental, economic and social sustainability, it is crucial to quickly change, not only consumer habits and behavior, but mainly how companies approach product design and development. This project aims to clarify these concepts, highlighting the strategies used by companies when communicating with clients, minimizing the environmental impacts and reducing overexploitation of natural resources, while ensuring human well-being and economic and ecologic efficiency. This is how the concept of eco-design emerges and becomes crucial when approaching this topic, it can be a very important element when applied in the communication strategies of the companies as well as in the development of their products.porEcodesignSustentabilidadeComunicação EstratégicaEmpresas e ConsumidoresSustainabilityStrategic CommunicationCompanies and ConsumersIntegração do ecodesign nas empresas e nos consumidoresmaster thesis202412032