Dias, António MadureiraCoelho, Mauro Alexandre de AlmeidaFontes, Joana Isabel Dias Lopes Almeida2021-11-162021-11-162021-10-122021-08-24http://hdl.handle.net/10400.19/6892Em Enfermagem, dinamismo e competitividade são características cada vez mais frequentes da prática, exigindo mais e melhor dos profissionais, em prol da qualidade da prestação de cuidados. Cada conduta individual aparenta, no entanto, estar relacionada com necessidades de formação, adequação de processos de comunicação, liderança e mediação de conflitos sempre subjetivos. O presente relatório visa documentar a aquisição de competências neste paradigma, em contexto de prática clínica à Pessoa em situação crítica, descrevendo finalidades, objetivos e atividades realizadas em contexto de estágio profissional tutorado, em serviço de urgência e unidade de cuidados intensivos. É o resultado de reflexão, tendo por base problemas identificados, análise segundo juízo crítico, e fundamentação segundo a evidência de outros autores, e suas recentes recomendações, para uma cultura de segurança em saúde. Culmina num estudo de investigação primário, objetivando a construção e validação de um instrumento de medida, a escala ECETIS, seguindo evidências científicas sobre comunicação eficaz recentes. Através de uma amostra não probabilística, obtida por técnica de bola de neve, constitui um projeto de pesquisa quantitativa, analítica e transversal. Demonstra a distribuição de características socio demográficas, académicas e profissionais, e sua significância, relativamente à eficácia da comunicação e transmissão de informação segura de Enfermeiros em contexto de handoff e handover. Infere conclusões positivas quanto à validade e fiabilidade da escala, reduzida no final a 22 afirmações, organizadas em cinco dimensões com boa consistência interna (>.60). revelando elevado potencial para utilização em investigação futura. Palavras-Chave: Competência Comunicacional; Enfermagem Emergência; Qualidade de Cuidados; Transição de Cuidados; ISBARAbstract In Nursing, dynamism and competitiveness are increasingly frequent inputs in daily practice, demanding more and better from professionals, in favor of the quality of care. Each individual conduct appears, however, to be related to training needs, adequacy of communication processes, leadership and conflict mediation. This report aims to document the acquisition of skills in this paradigm, in the context of clinical practice for the Person in critical situation, describing purposes, objectives and activities carried out in the context of tutored professional internship, in an emergency service and in an intensive care unit. It is the result of reflection, based on identified problems, analysis according to critical judgment, and reasoning according to the evidence of other authors, and their recent recommendations, for a culture of health safety. It culminates in a primary research study, aiming at the construction and validation of a measurement instrument, the ECETIS scale, following recent scientific evidence on effective communication. Through a non-probabilistic sample, obtained by snowball technique, it constitutes a quantitative, analytical and transversal research project. It demonstrates the distribution of socio-demographic, academic and professional characteristics, and their significance, in relation to the effectiveness of communication and safe information transmission for nurses in the context of handoff and handover. It infers positive conclusions regarding the validity and reliability of the scale, which was ultimately reduced to 22 statements, organized into five dimensions with good internal consistency (>.60). revealing high potential for use in future research. Key words: Communicational competence; Emergency Nursing; Quality of Care; Care Transitions; ISBARporCompetência clínicaComunicaçãoEnfermagem de cuidados críticosEnfermagem de emergênciaServiço de urgência hospitalarUnidades de cuidados intensivosClinical competenceCommunicationCritical care nursingEmergency nursingEmergency service, hospitalIntensive care unitsPortugalCompetência comunicacional do enfermeiro de emergência em Portugalmaster thesis202782751