Contente, Olga Maria SousaAlbuquerque, Daniel FilipePersson, Pedro Correa2023-10-102023-10-102023-09-052023-03-03http://hdl.handle.net/10400.19/7969Os acidentes envolvendo tombamento de veículos agrícolas, em especial os tratores e moto 4, são muito comuns e apresentam alto índice de fatalidade devido às características destes veículos e do seu ambiente de utilização. O objetivo principal desta dissertação consiste na criação de um sistema de alerta ao condutor, com base num modelo de estabilidade dinâmica do veículo (a escolher e validar). Para tal, foram estudados diversos modelos matemáticos de estabilidade e métodos para a obtenção das variáveis necessárias (centro de gravidade, momentos de inércia e ângulos críticos) para criação do modelo do veículo. Para a determinação do índice de estabilidade, que é um valor adimensional para caracterizar se o veículo está estável ou em não, é necessário conhecer em tempo real as acelerações lineares e as velocidades angulares do veículo. Nesse sentido, foi criado um sistema de monitorização e aquisição de dados utilizando uma unidade de medição inercial (IMU) e um programa em linguagem Python com uma interface gráfica do utilizador (GUI). De modo a obter um ambiente controlado, os ensaios foram inicialmente realizados com um veículo à escala. Os algoritmos de estabilidade e o sistema de monitorização e aquisição de dados foram validados, utilizando o veículo à escala, num plano inclinado ajustável onde um obstáculo simula um evento de instabilidade dinâmica. Os resultados obtidos demonstram que o sistema implementado consegue prever a iminência do tombamento.ABSTRACT: Accidents involving the overturning of agriculture vehicles, especially tractors e ATVs, are quite common and have a high fatality rate due to those vehicle’s characteristics and their work environment. The aim of this thesis consists in the creation of an alert system to the operator, based on a dynamic stability model of the vehicle. To this end, several mathematical models of stability and methods to obtain the necessary variables (center of mass, moment f inertia and critical angles) were reviewed to create the vehicle’s model. For the determination of the stability index, it’s necessary to know in real time the linear accelerations and angular velocities of the vehicle. To this end, a system for data monitoring and acquisition was developed, using an inertial measuring unit (IMU) and a program developed in the Python language with a graphical user interface (GUI). To obtain a controlled environment, the tests were initially conducted with a reduced scale model of the vehicle. The stability algorithm and the data monitoring and acquisition system were validated, using the vehicle in an adjustable inclination plane where an obstacle was placed to simulate an event of dynamic instability. The results obtained demonstrate that the implemented system can predict the imminence of the overturning.porTratoresVeículos agrícolasEstabilidade de veículosEstabilidade dinâmicaPrevenção de acidentesIMUSistema de alerta para prevenção de acidentes com máquinas agrícolas (Tratores)master thesis203362098