Matos, Isabel AiresPacheco Figueiredo, MariaGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos2021-11-082021-11-082019Matos, I. A., Figueiredo, M. P., & Gomes, H. (2019). Histórias e ideias: aprendizagens significativas com a Literatura para a Infância. In C. S. Araújo, C. Teixeira, C. Falcão, L. M. Santos, P. O. Fernandes, & V. Gonçalves (Eds.), I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: LUSOCONF2018: livro de atas (pp. 118-127). Instituto Politécnico de Bragança.978-972-745-248-4http://hdl.handle.net/10400.19/6871Numa unidade curricular da formação inicial de educadores de infância que corporiza parte da componente Área da Docência, encontramo-nos a desenvolver um projeto multidisciplinar que pretende contribuir para a utilização pedagogicamente relevante e intencional de Literatura para a Infância na área da Matemática. A partir da investigação disponível, sistematizámos argumentos sobre a utilização de Literatura para a Infância como ponto de partida para o trabalho com crianças nas diferentes áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar e construímos uma estrutura de análise do potencial de livros para a promoção de aprendizagens em áreas de conteúdo específicas. Os alunos analisaram livros, selecionados com critérios respeitantes à sua qualidade estética - literária e pictórica, com base nessa estrutura de análise e selecionaram um livro para construírem uma proposta de exploração didática focada nos conceitos matemáticos relevantes identificados. As propostas foram posteriormente implementadas em contexto de estágio em jardim de infância, com crianças dos 3 aos 6 anos. Neste artigo, apresentamos a estrutura de análise construída para apoiar a seleção de livros e a construção de propostas de exploração, focada nas ideias matemáticas presentes nos livros. Para a sua discussão, utilizaremos exemplos extraídos da análise de conteúdo qualitativa dos trabalhos realizados em contexto de sala de aula no ensino superior e em jardins de infância pela turma de 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Discutimos, ainda, o conhecimento de conteúdo necessário para responder à forma como as crianças se apropriam e interpretam as ideias matematicamente presentes em livros que não foram especialmente escritos tendo em vista a aprendizagem nessa área.porliteratura para a infânciaformação de professoreseducação de infânciamatemáticaHistórias e ideias: aprendizagens significativas com a Literatura para a Infância.journal article