Menezes, LuísGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosRibeiro, António Augusto Gasparmartins, ana patríciaFlores, PabloViseu, FlorianoOliveira, Ana MariaMatos, Isabel AiresBalula, João PauloDelplancq, Véronique2018-03-022018-03-022017Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A.P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A.M., Matos, I.A. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2017). Humor no ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula. Viseu: ESE -IPV.978-989-54036-0-8http://hdl.handle.net/10400.19/4863Este livro, Humor no Ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula, surge no âmbito do projeto de investigação HUMAT (Humor in Mathematics Teaching), desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal), em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Granada (Espanha) e a Universidade de Mendoza (Argentina), com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal) e CI&DETS. O projeto assume duas ideias fundamentais. Por um lado, assume a importância que o humor tem na criação de um ambiente de aprendizagem que pode impulsionar a motivação para aprender Matemática. Por outro lado, assume que a compreensão do humor e a aprendizagem da Matemática são duas atividades que exigem boa capacidade de raciocínio. Admite ainda que o ensino exploratório da Matemática, baseado no trabalho dos alunos com tarefas matemáticas desafiantes, tem um elevado potencial para a aprendizagem. Nesta medida, surge este livro de tarefas matemáticas de cunho humorístico, que procuram cumprir estas duas funções, ou seja, predispor os alunos para aprender e levá-los a raciocinar sobre situações humorísticas que envolvem conceitos matemáticos.porHumorMatemáticaTarefasEnsino exploratórioHumor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aulabookhttps://doi.org/10.34633/978-989-54036-0-8