Sousa, Catarina Carneiro deRodrigues, PaulaRito, Pedro Neves2023-12-042023-12-042023-11-28Sousa, C. C., Rodrigues, P., Rito, P. N., & Figueiredo, S. (2023). Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista. APEduC Revista/ APEduC Journal, 4(2), 123-145.2184-7436http://hdl.handle.net/10400.19/8099A atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.The activity "Education and Co-creation in the Metaverse in a Mixed Approach" was carried out as part of the IPV Inova e Inclui project, with the aim of developing a simulator in a virtual environment to represent the Polytechnic Institute of Viseu. To create this immersive space, transversal and multidisciplinary co-creation workshops were organised in collaborative and creative virtual environments. We propose a speculative analysis of the results of the teaching-learning processes of these workshops in the light of the three-dimensional understanding of immersion formulated by Morgado (2022), to understand where we can situate this case in terms of immersion by the system, immersion by the narrative, and immersion by the agency. We believe that this was a case of immersive learning with high levels of immersion in all three axes, with immersion by the system and by the agency standing out.porMetaversoOpenSimulatorAprendizagem imersivaCocriaçãoIPVersoImmersive learningCo-creationMetaverseEducação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistajournal articlehttps://doi.org/10.58152/ApeducJournal.475