Seabra, CláudiaBarros, Samuel FerreiraDuarte, Rui Manuel Valadares2016-01-132016-01-132015-06-152015http://hdl.handle.net/10400.19/3017O turismo é um agente para o desenvolvimento económico, mas também é visto como um agente de mudança. Tornou-se uma indústria muito competitiva, onde os consumidores turísticos tornaram-se mais sofisticados. É uma procura presente para a tranquilidade. As atividades ao ar livre e em ambiente familiar, em edifícios abandonados em aldeias em declínio ou em explorações agrícolas e quintas, podem-se tornar segundas residências para os moradores urbanos (Jafari, J.: 2000). O Turismo em Espaço Rural (TER) pode fortalecer a atratividade e a competitividade das regiões e dos países. Pode contribuir, apoiar e fortalecer o desenvolvimento regional. Este tema aborda essencialmente como é que o Turismo pode contribuir para o desenvolvimento de uma região. Numa época em que o Turismo é tido unanimemente como um dos maiores veículos de desenvolvimento e que também se estimula tanto ao incremento da agricultura e campos rurais, como são exemplo os incentivos de jovens agricultores (estímulos à instalação dos mesmo), penso que será de todo pertinente o estudo de uma atividade que, a par da agricultura, poderá ser das maiores valias para a economia do País. Será, portanto, primordial o aproveitamento do potencial agrícola dos campos, dos recursos naturais, culturais, históricos e paisagísticos, e a exploração turística destes patrimónios (Silva, 2007a: 39‑67). O objetivo deste projeto consiste na criação de uma unidade de alojamento na modalidade de Turismo em Espaço Rural, na elaboração de um plano de negócios e marketing, e a viabilidade económico-financeira para uma estrutura de alojamento deste tipo na região de Castro Daire - Serra do Montemuro. A intenção de criar uma estratégia empresarial sólida poderá tornar este projeto apetecível e capaz de contribuir para o desenvolvimento turístico desta região.ABSTRACT: Tourism is an agent for economic development, but is also seen as an agent of change. Has become a very competitive industry, where tourist consumers have become more sophisticated. It is a gift for the tranquility demand. The outdoor activities and family environment, in abandoned buildings in villages or decline in agricultural holdings and farms, may become second homes for city dwellers (Jafari, J.: 2000). The Rural Tourism (TER) can strengthen the attractiveness and competitiveness of regions and countries. Can contribute, support and strengthen regional development. This theme covers essentially how tourism can contribute to the development of a region. At a time when tourism is considered unanimously as a major vehicle development of and also stimulates both to increasing agricultural and rural fields, as exemplified by the incentives of young farmers (stimuli to the installation of it), I think it will be a relevant study of an activity which, together with agriculture, may be the greatest value to the country's economy. Will be essential to take advantage of the agricultural potential of the fields, of natural, cultural, historic and scenic resources, and the tourist exploitation of these assets (Silva, 2007a: 39-67). The aim of this project is to analyse the various stages for the creation of a lodging house in the form of Rural Tourism (TER), the preparation of a business and marketing plan, and the viability for a housing structure of this type in the region of Castro Daire - at the gates of the Montemuro mountains. The intention to create a solid business strategy can make this delicious and able to contribute to the design of tourism development in this region.porTurismo em Espaço RuralQuinta do SalgueiralProjeto de NegócioQuinta do Salgueiral: projeto de turismo em espaço ruralmaster thesis201021617