Barroco, CristinaCastro, Eduardo AnselmoCosta, Carlos2017-01-272017-01-272014Barroco, C., Castro, E. A. e Costa, C. (2014). "Fatores de Atratividade para Investimento Direto Estrangeiro no setor do turismo português". Revista Turismo & Desenvolvimento, 4 (21/22), 13-231645 9261http://hdl.handle.net/10400.19/4119Apesar de serem muitas as teorias que sugerem uma explicação para a realização do comércio internacional, tentando justificar porque é que determinados países são mais atrativos para Investimento Direto Estrangeiro (IDE) do que outros, os autores são unânimes ao afirmar que o IDE é influenciado por fatores de atração (características específicas dos países de acolhimento) e por fatores impulsionadores (características específicas das empresas e do país de origem das mesmas). Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores de atratividade para IDE no setor do turismo português. Com essa finalidade construiu-se um modelo teórico, que foi validado através de entrevistas exploratórias semiestruturadas e da aplicação de inquéritos por questionário aos investidores estrangeiros a explorar unidades de alojamento em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que a localização geográfica de Portugal, a imagem/marca do setor do turismo português e a oferta turística portuguesa são considerados os fatores de atração mais importantes para IDE. Este estudo identificou, ainda, que os maiores entraves ao IDE são a burocracia, a carga fiscal e a atual situação económica do país.porInvestimento Direto EstrangeiroFatores de atratividadeInternacionalizaçãoSetor do turismoFatores de Atratividade para Investimento Direto Estrangeiro no setor do turismo portuguêsjournal article