Lima, RicardoBenites, LuisaJosé Miranda Gonçalves, FranciscoResende, Rui2019-02-082019-02-082018-09-01http://hdl.handle.net/10400.19/5374Trata ‑se de um estudo transversal, observacional de cariz quantitativo que teve como objetivo analisar as perceções e atitudes dos alunos relativamente à disciplina de Educação Física comparando os sexos e as diferentes faixas etárias. Para tal, foi aplicado um questionário validado e adaptado de Al ‑Liheibi (2008) a 812 alunos pertencentes a 5 escolas do ensino básico e secundário de 3 cidades em Portugal, sendo 384 do sexo masculino e 428 do feminino com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. Os resultados revelam que os alunos do sexo masculino têm atitudes mais positivas em relação à disciplina de Educação Física. Quando comparadas as idades dos participantes, verificam ‑se diferenças significativas nas atitudes positivas do grupo etário mais jovem quando comparado com os restantes grupos. Dessa forma, um dos indicativos de discussão é a postura do professor na aula, para, sensibilizar, motivar e informar os alunos acerca da importância da Educação Física e suas abrangências ao longo da vidaThis is a cross ‑sectional, observational, quantitative study whose objective was to analyze students’ perceptions and attitudes regarding Physical Education, comparing the sexes and the different age groups. To that end, a questionnaire validated and adapted from Al ‑Liheibi (2008) was applied to 812 students belonging to 5 middle and high schools in 3 cities in Portugal, 384 males and 428 females aged between 10 and 20 years. The results showed that male students have more positive attitudes towards Physical Education. When comparing the ages of the participants, there are significant differ‑ ences in the positive attitudes of the younger age group when compared to the other groups. Thus, one of the indicatives of discussion is the teacher’s posture in the classroom, to sensitize them, motivate them and inform them about the importance of Physical Education and its scope throughout lifeporEducação FísicaPedagogiaAtitudeCurrículoAlunosPhysical EducationPedagogyAttitudesCurriculumStudentsA educação física na escola: Atitudes dos alunos em função da idade e do sexojournal article