Sousa, Luis2014-10-312014-10-312014-05SOUSA, Luís Nuno, (2014), “Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende”, Egitania Sciencia, nº 14, pp. 102-127.http://hdl.handle.net/10400.19/2336A aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.porEmpreendedorismoEnsino Superior PolitécnicoEmpreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreendejournal article