Coutinho, EmíliaOliveira, A.Reis, C.Oliveira, IsabelMaltez, L.Osório, S.Parreira, V.Nelas, PaulaMargarida Correia Balula Chaves, CláudiaAntunes, Sandra Maria GouveiaMarques Dos Santos, PaulaDuarte, João2020-11-252020-11-252020Coutinho, E. ., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. de A. ., Pereira Osório, S. M. ., Parreira, V. ., Nelas, P., Chaves, C. ., Duarte, J. ., Antunes, S. ., & Santos, P. (2020). Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade . New Trends in Qualitative Research, 4, 391-405. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405http://hdl.handle.net/10400.19/6413Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.porSentimentosAcademiaExclusãoInterculturalidadeExclusion Experiences in the academy: challenges to interculturalityVivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidadejournal articlehttps://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405