Barroco, CristinaAugusto, Luísa2017-01-302017-01-302016Barroco, C. e Augusto, L. (2016). Turismo Gastronómico em Portugal: Formas de Comunicar os Produtos Endógenos da Região Dão Lafões e Alto Paiva. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, 6(2), pp 23-39.2238-2925http://hdl.handle.net/10400.19/4141O objetivo deste artigo é analisar as formas de comunicação dos produtos endógenos, associados ao turismo gastronómico da Região Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). Foram identificados os meios e ações de comunicação usados pelas entidades com responsabilidade na produção, promoção e valorização desses produtos: Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Câmaras Municipais, Produtores e Confrarias Gastronómicas. Analisou-se o papel desses meios e ações de comunicação: meios de comunicação online (websites, facebook e blogues) e cartazes dos eventos gastronómicos que se realizam nos cinco concelhos que integram a área geográfica Dão, Lafões e Alto Paiva. A metodologia assenta na análise de conteúdo de caráter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos e qualitativo no que se refere à análise dos cartazes dos eventos gastronómicos. Os resultados obtidos confirmam que nos meios de comunicação online dos Produtores e das Câmaras Municipais, bem como nos cartazes dos eventos, são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos.The purpose of this paper is to analyze the communication forms of local products associated with gastronomic tourism in the Region Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). The media and communication actions used by entities with responsibility for production, promotion and exploitation thereof are identified: Regional Entity Turismo do Centro de Portugal, Municipalities, Producers and Gastronomic Brotherhood. It has been examined the role of these media and communication activities: online media (websites, facebook and blogs) and posters of gastronomic events that take place in the five municipalities that are part of the geographical area Dão, Lafões e Alto Paiva. The methodology is based on quantitative character content analysis of data collected in these media and a qualitative nature in relation to the analysis of the posters of gastronomic events. The results confirm that the online media of Producers and Municipalities, as well as the posters of the events has privileged content related to the description of local products, which is relevant to the assertion of the gastronomic identity of RDLAP. The media used by Gastronomic Brotherhood spread content associated to confreric events.El propósito de este artículo es analizar las formas de comunicación de los productos endógenos, asociados con el turismo gastronómico en la región de Dão, Lafões y Paiva (RDLAP). Se identifican y acciones de los medios de comunicación utilizados por las entidades con responsabilidad en la producción, promoción y reconocimiento de estos productos: autoridad de turismo Regional de Portugal Central, autoridades locales, productores y cofradías gastronómicas. Se analiza el papel de estas acciones de comunicación y los medios de comunicación: los medios de comunicación en línea (sitios web, facebook y blogs) y carteles de eventos gastronómicos celebraron en los cinco condados que componen el área geográfica dan Lafões y Paiva. La metodología se basa en el análisis de contenido de carácter quantitativo de los datos recogidos en los medios de comunicación y de naturaleza cualitativa sobre el análisis de los carteles de eventos gastronómicos. Los resultados obtenidos confirman que los medios online productores y municipios, así como en los carteles de eventos, son privilegiados los contenidos relacionados con la descripción de los productos endógenos, lo que es relevante para la afirmación de la identidad gastronómica RDLAP. Los medios de comunicación utilizado por las cofradías difundir contenido más asociado con el evento confrádicos.porTurismo gastronómicoComunicaçãoEntidades promotorasProdutos endógenosTurismo Gastronómico em Portugal: formas de comunicar os produtos endógenos da região Dão Lafões e Alto PaivaGastronomic Tourism in Portugal: Communication ways of endogenous products of Dão Lafões and Alto-Paiva regionjournal article