Martins, EmíliaMagalhães, CátiaSimões, Maria Salomé de Almeida2018-05-032018-05-032017-11-10http://hdl.handle.net/10400.19/4908Contextos familiares de violência infantil, física ou psicológica, são uma realidade ainda frequente - cujos danos podem prolongar-se à idade adulta – que requer intervenções concebidas para melhorar o desempenho dos pais ou de outros cuidadores com vista à promoção do bem-estar das crianças. Este projeto de mestrado apresenta e desdobra, na sua revisão teórica, as temáticas “família e parentalidade” e “educação parental”. A componente prática expõe a implementação e avaliação do Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros - junto de 5 pais, ao longo de, aproximadamente, 2 meses. Nesta investigação-ação foi adotada uma metodologia quantitativa, cujo desenho experimental passou pela aplicação de um pré e de um pós-teste e um questionário de avaliação do ACT. Os resultados sugerem manutenção na dimensão “comportamento dos pais” e aumento nas restantes três (“estilos parentais”, “meios de comunicação” e “desenvolvimento infantil”), do pré para o pós-teste, tendo-se verificado diferenças significativas em duas (“estilos parentais” e “desenvolvimento infantil”).Family contexts of physical or psychological child abuse are still a frequent reality - whose damage may extend to adulthood - requiring interventions designed to improve the performance of parents or other caregivers in order to promote children’s well-being. In its theoretical review, this master's project presents and unfolds the themes "family and parenting" and "parental education". The practical component describes the implementation and evaluation of the ACT Program (Adults and Children Together - Raising Safe Kids) with 5 parents, over approximately 2 months. In this action-research it was adopted a quantitative methodology, whose experimental design consisted of applying a pre and a post-test and one questionnaire of the ACT evaluation. The results suggest the maintenance in the dimension “parents behaviour” and an increase in the other three dimensions ("parenting styles", "media" and "child development") from the pre-test to the post-test, with significant differences in two of them ("parental styles" and "child development").porFamíliaEstilos ParentaisProgramas de Formação Parental Baseados em EvidênciaPrograma ACTFamilyParenting StylesEvidence-Based Parental Training ProgramsACT ProgramFormação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugalmaster thesis201908883