Costa, Maria da Graça Ferreira AparícioGonçalo, Rosa Maria Cordeiro da Silva2022-05-122022-05-122022-04-192021-08-30http://hdl.handle.net/10400.19/7248Enquadramento: O percurso realizado neste período de formação académica e as compe tências especializada adquiridas são o espelho de um processo que teve como tema central a Literacia em saúde e capacitação de cuidadores de crianças, na prestação de primeiros socorros em contexto escolar. A promoção da saúde em meio escolar, assente nos princípios Escolas Promotoras de Saúde (EPEs), contribui para elevar o nível de “literacia em saúde” da comunidade educativa (crianças, pessoal docente/ não docente, pais/mães). Em Portugal, o instrumento orientador destes princípios é o Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015b), cujo primeiro eixo estratégico é a “capacitação” e uma das áreas de intervenção, a promoção de um ambiente escolar seguro. Paradoxalmente, a formação académica dos do centes e os cursos de formação dos não docentes, raramente aborda e aprofunda esta temá tica. Objetivos: Descrever as experiências e atividades desenvolvidas nos diversos contextos de estágio; Analisar criticamente os contributos deste percurso para a formação especializada, Caraterizar os conhecimentos dos cuidadores (educadores, auxiliares e pais) sobre primeiros socorros a crianças do ensino pré-escolar; Avaliar o efeito da intervenção formativa no nível de conhecimentos dos cuidadores; Analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e o conhecimento dos cuidadores. Metodologia: Estudo de análise quantitativa, do tipo longitudinal em painel antes e depois de curta duração. realizado numa amostra não probabilística por conveniência, composta por 50 cuidadores (98% sexo feminino) de crianças que frequentam a creche e infantário de uma instituição de solidariedade social. Aplicado questionário para caracterização da amostra e avaliação do nível de conhecimentos antes e depois de uma intervenção formativa realizada em formato de workshop em life streaming e presencial. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao programa estatístico SPSS versão 26.0 para Windows, tendo sido adotado o nível de significância de 5%. Resultados: No global da amostra, a média de idades era de 47,9 anos, a maioria eram auxiliares educativos (54%) e educadores de infância (24%), 50% tinham dois ou mais filhos, 86% tinham já realizado formação em PC, porém 84% não tinha experiência prática. Antes da intervenção, o nível de conhecimentos era moderado para 38% dos cuidadores, seguidos de 36% com conhecimentos fracos, sem diferenças significativas face à idade. O teste-t indicou haver impacto positivo e significativo nos conhecimentos, contudo, o teste McNemar (amos tras emparelhadas), indicou diferenças entre os dois momentos, mas apenas significativas em algumas questões. Não se apurou influência de qualquer das variáveis sociodemográficas nos conhecimentos dos cuidadores. As questões relacionadas com a prioridade no atendi mento e a criança inconsciente, obtiveram aumento de respostas incorretas após a interven ção, indicando a necessidade de melhorar alguns aspetos metodológicos da intervenção. Conclusão: O estudo teve impacto positivo e significativo nos conhecimentos dos cuidadores após a intervenção formativa e não se apurou influência das variáveis sociodemográficas no nível de conhecimentos. Estudos semelhantes, realizados em condições menos adversas e sobretudo em formato presencial, alargados a outras populações de cuidadores serão um importante contributo para a melhoria da literacia em primeiros socorros da população escolar, que é frequentemente a primeira linha no atendimento das crianças vítimas de acidente ou doença súbita. O enfermeiro, dada a sua formação em primeiros socorros e considerando que a educação para a saúde faz parte das suas competências, é o profissional privilegiado para estabelecer parcerias entre a escola e a saúde. Palavras-Chave: Literacia em Saúde; Saúde Escolar; Primeiros Socorros; Cuidadores de Crianças; Capacitação; Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.ABSTRACT Background: The path taken during this academic training period and the specialized skills acquired are the mirror of a process whose central theme was health literacy and empower ment of child caregivers in providing first aid in school settings. The promotion of health in schools, based on the principles of Health Promoting Schools (HPS), contributes to raising the level of "health literacy" of the educational community (children, teaching staff / non-teaching staff, parents). In Portugal, the guiding instrument for these principles is the National School Health Program (DGS, 2015b), whose first strategic axis is "empowerment" and one of the areas of intervention is the promotion of a safe school environment. Paradoxically, the aca demic training of teachers and the training courses for non-teaching staff rarely address and deepen this theme. Objectives: To describe the experiences and activities developed in the different internship contexts; To critically analyze the contributions of this journey to specialized training; To char acterize the caregivers' (educators, assistants and parents) knowledge on first aid for pre school children; To assess the effect of the training intervention on the caregivers' level of knowledge; To analyze the relationship between the sociodemographic variables and the care givers' knowledge. Methodology: Quantitative analysis study, longitudinal type in a before-and-after panel of short duration. conducted in a non-probability convenience sample, composed of 50 caregiv ers (98% female) of children attending daycare and kindergarten in a social solidarity institu tion. A questionnaire was applied to characterize the sample and assess the level of knowledge before and after a formative intervention carried out as a workshop in lifestreaming and in person. The data obtained were analyzed using the statistical program SPSS version 26.0 for Windows, and the significance level of 5% was adopted. Results: In the overall sample, the mean age was 47.9 years, the majority were educational assistants (54%) and kindergarten educators (24%), 50% had two or more children, 86% had already had CP training, but 84% had no practical experience. Before the intervention, the level of knowledge was moderate for 38% of the caregivers, followed by 36% with poor knowledge, with no significant differences by age. The t-test indicated a positive and significant impact on knowledge, however, the McNemar test (paired samples), indicated differences be tween the two moments, but only significant in some questions. No influence of any of the sociodemographic variables on caregivers' knowledge was found. The questions related to the priority of care and unconscious child had an increase in incorrect answers after the interven tion, indicating the need to improve some methodological aspects of the intervention. Conclusion: The study had a positive and significant impact on caregivers' knowledge after the formative intervention and no influence of sociodemographic variables on the level of knowledge was found. Similar studies, conducted under less adverse conditions and mainly in a face-to-face format, extended to other populations of caregivers will be an important contri bution to the improvement of first aid literacy in the school population, which is often the first line of care for child victims of accidents or sudden illness. T Given his training in first aid and considering that health education is part of his competences, the nurse is the privileged pro fessional to establish partnerships between school and health. Keywords: Health Literacy; School Health; First Aid; Child Caregivers; Training; Child Health and Pediatric Nursing.porCriançaEnfermagem pediátricaLiteracia em saúdePapel do enfermeiroPrestadores de cuidadosPrimeiros socorrosSegurançaServiços de saúde escolarCaregiversChildFirst aidHealth literacyNurse's rolePediatric nursingSafetySchool health servicesContributo do enfermeiro na literacia em saúde sobre primeiros socorros nos cuidadores de crianças em contexto escolar : estudo do impacto de uma intervenção formativamaster thesis203002164