Cardoso, Ana PaulaRego, Belmiro2017-07-282017-07-282017-05Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).978-989-96261http://hdl.handle.net/10400.19/4631O presente artigo aborda duas metodologias de investigação em educação frequentemente utilizadas e que têm vindo a suscitar um crescente interesse no âmbito da formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso. Para isso, começamos por contextualizar e definir cada uma delas, apontar as suas caraterísticas e objetivos essenciais, analisar as principais etapas no processo de investigação, para depois refletirmos sobre algumas questões de validade e fiabilidade relativas às mesmas. Para exemplificar cada uma das abordagens, no final, é apresentado um estudo realizado através das referidas metodologias, de modo a ilustrar as suas possibilidades práticas.porInvestigação-açãoEstudo de casoFormação de professoresInvestigação científicaMetodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de casobook parthttps://issuu.com/belmirorego/docs/livro_olhares_sobre_a_educa____o