Pestana, TiagoMorais, Nídia SaloméRaposo, Rui2024-09-122024-09-122023http://hdl.handle.net/10400.19/8544Apresentam-se neste artigo resultados de uma investigação que envolveu estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e que procurou perceber qual a tendência em termos de acesso e uso da Internet por parte dos estudantes do IPV durante os períodos de confinamento em Portugal. Neste estudo de caso implementou-se um questionário e realizaram-se entrevistas que permitiram a recolha de dados junto de 94 participantes. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos passaram a maior parte dos seus dias ligados à Internet para usarem redes sociais e enviarem e receberem mensagens. Em termos do uso de dispositivos, usaram preferencialmente o telemóvel e referiram uso frequente do computador portátil. Na opinião destes estudantes, a Internet destacou-se pelo facto de ter permitido a continuação do ensino/trabalho e também por ter servido como solução para manter contacto com amigos e familiares ao mesmo tempo que servia como disseminador de informação relativa à pandemia. A pertinência e o principal contributo deste estudo passam, entre outros, por permitir a caracterização de hábitos e práticas de acesso e uso da Internet num período tão particular como o dos confinamentos provocados pela pandemia COVID-19.This article presents the results of an investigation involving students from the Polytechnic Institute of Viseu (PIV), which sought to understand the trend regarding Internet access and use by IPV students during confinement in Portugal. In this case study, a questionnaire was implemented, and interviews were conducted to collect data from 94 participants. The results show that students spent most of their days connected to the Internet to use social networks and send and receive messages. Regarding the use of devices, they preferably use their mobile phones, followed by their laptops. In the opinion of these students, the Internet stands out for having allowed them to continue with their education/work and also for having served as a solution to keep in touch with friends and family while simultaneously serving as a disseminator of information regarding the pandemic. This study's relevance and main contribution are, among others, to allow the characterisation of habits and practices of access and use of the Internet in such a particular period as the confinements caused by the COVID-19 pandemic.porEstudantesEnsino SuperiorInternetPandemia COVID-19StudentsHigher EducationCOVID-19 PandemicUsos da Internet durante os períodos de confinamento em Portugal – o caso de estudantes de uma Instituição de Ensino SuperiorInternet use during periods of confinement in Portugal – the case of students of a Higher Education Institutionconference object2024-03-12cv-prod-330947010.23919/CISTI58278.2023.10211539