Silva, Nilce da2011-01-312011-01-312004-061647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/590O presente artigo apresenta novos conceitos acerca da aquisição da leitura e da escrita materna. Partimos do conceito de “letrismo a-funcional” desenvolvido pelo professor Jean Biarnès, professor e pesquisador da Université Paris-Nord, e decorrentes deste, tratamos dos conceitos de “letrismo funcional”, “analfabetismo de resistência” e “alfabetização de opressão”. Fundamentando nossa exposição, mostramos o preconceito existente nos termos “analfabeto” (destinado às pessoas que encontram-se em situação de pouca ou nenhuma escolarização em sua própria língua materna). Finalmente, pretendemos contribuir para a compreensão do aprendizado da língua materna, do ensino das primeiras letras e ainda, oferecer conceitos que possam contribuir com pesquisa nesta área do saber.porLetrismo a-funcionalLetrismo funcionalAnalfabetismo de resistênciaAlfabetização de opressãoAlfabetizaçãoAnalfabetoDa inadequação do termo “analfabetismo” e da necessidade de novos conceitos para a compreensão do aprendizado da leitura e da escrita em língua portuguesajournal article