Figueiredo, Abel2010-12-172010-12-171997-11080-0184http://hdl.handle.net/10400.19/454Trata-se de um primeiro trabalho que se prolonga no artigo seguinte na mesma revista onde o autor propõe as bases programáticas para uma metodologia de ensino dos Desportos de Combate na Educação Física escolar.As tarefas abertas de responsabilidade individual apelativas à marcialidade, são instrumentos interessantes para a abordagem curricular a uma diversidade de problemas, entre os quais se destaca o problema do respeito pelo outro, do controlo da violência física e seu enquadramento social (o que não pode ser deixado no mundo interior do virtual – jogos, filmes, etc.), e a estimulação da auto estima (autoconfiança pelo aumento da auto-segurança em situações de luta), da meditação e do raciocínio lógico (inerente principalmente mas não em exclusivo às artes marciais orientais) e assim, da atenção e concentração em situações de exercitação corporal. Neste trabalho faz-se uma breve análise à participação das tarefas de Desportos de Combate nos programas de Educação Física. Numa primeira parte abordam-se criticamente os objectivos dos programas por ciclo de ensino para, numa segunda parte, analisar por conteúdos a sua coerência horizontal e vertical.porDesportos de CombateArtes MarciaisEducação FísicaDesportoOs Desportos de Combate nos Programas de Educação Físicajournal article