Pinto, MaribelRego, BelmiroMatos, Ana Beatriz Amaral2023-02-102023-02-102023-01-11http://hdl.handle.net/10400.19/7607O presente projeto de investigação tem como objetivo identificar as potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais, em contextos de inclusão. Destarte, socorreram-se a autores de referências e a guiões de atividade aplicados em contexto de sala de aula, para a averiguar que competências são desenvolvidas através de atividade revestidas de intencionalidade pedagógicas e adaptadas ao perfil do aluno, utilizando o Scratch. Metodologicamente foi aplicada uma investigação qualitativa, de estudo de caso, onde os dados recolhidos surgiram da observação, das notas de campo e da análise dos projetos dos alunos e das inerentes reflexões. Os dados obtidos demonstram que os alunos trabalharam a comunicação verbal e escrita, a reflexão, a criatividade, a motivação, a construção do conhecimento e o pensamento computacional.The present research project aims to identify the potential of Scratch in the development of skills of students with Special Needs, in contexts of inclusion. Using authors of references and activity guides applied in the classroom context, to find out what skills are developed through activities covered with pedagogical intentions and adapted to the student's profile, using Scratch. Methodologically, a qualitative research was applied, a case study, where the collected data emerged from the observation, from the field notes and from the analysis of students' projects and from the inherent reflections. The data obtained show that the students worked on verbal and written communication, reflection, creativity, motivation, construction of knowledge and computational thinkingporInclusãoProgramaçãoScratchNecessidades de Saúdes EspeciaisInclusionProgrammingScratchSpecial Needs.Potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiaismaster thesis203220072