Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraPereira, João Costa Jorge Dias2022-01-172022-01-172021-11-192021-09-30http://hdl.handle.net/10400.19/7002O Touring Cultural e Paisagístico, vertente do turismo cultural, contribui enquanto forma de conservar e preservar as atrações turísticas e de combater o fenómeno da sazonalidade, por ser um tipo de turismo praticável durante todo o ano. A sua importância, a nível nacional, está realçada no Plano Estratégico Nacional de Turismo, desde 2006. Este projeto tem como objetivo principal a apresentação de propostas de roteiro para a entidade pública Turismo do Centro, no contexto do Touring Cultural e Paisagístico, direcionadas para os mercados de Portugal e Espanha. No capítulo I, é feita uma breve Revisão da Literatura, onde são abordadas as temáticas do Touring Cultural e Paisagístico e do Turismo Cultural, de modo a contextualizar o nosso projeto. O capítulo II será alusivo ao turismo na região Centro, com a apresentação de dados estatísticos que mostram a situação mais recente da sua atividade turística. No capítulo III, faremos uma abordagem à região Centro de Portugal, em termos históricos e geográficos. Ainda neste capítulo, serão apresentados os Pólos Marca Turística, com respetivas estatísticas regionais, oferta hoteleira, oferta gastronómica/restauração e as principais atrações. As propostas de roteiros, que integram o capítulo IV, pretendem ser um estímulo à cooperação inter-regional, o que consideramos ser uma vantagem para todas as partes envolvidas.porTurismo CulturalTouringRegião Centro de PortugalRoteirosPólo Marca TurísticaProjeto de Touring Cultural e Paisagístico para a Turismo do Centromaster thesis202883817