Cardoso, Ana Paula2011-02-032011-02-031997-031647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/706Neste artigo, começamos por reflectir sobre a pertinência e a actualidade da inovação educativa, fazendo uma breve alusão ao conceito de inovação. De seguida, apresentamos duas investigações recentes (1996), uma realizada na Suécia e outra em França, por forma a ilustrar e a enriquecer a presente reflexão. Concluímos formulando algumas questões e alertando para a necessidade de desenvolver mais as investigações teórica e empírica, neste domínio. Temos uma fraca tradição de investigação em educação. Estamos habituados a reformar a educação de maneira puramente empírica, sem base científica. Tal hábito tem-nos custado caro e os seus efeitos serão hoje particularmente perniciosos, pois a nossa época exige que decisões da importância das que incidem sobre a educação tenham uma base o mais rigorosa possível, tanto empírica como reflexiva (Patrício, 1988, p.10).porEducaçãoInvestigaçãoEnsinoEducação e inovaçãojournal article