Nascimento, MafaldaJales Ribeiro, EsperançaFelizardo, Sara2017-01-302017-01-302016Nascimento, M., Ribeiro, E., & Felizardo, S. (2016). Dinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens. In D. Alves, H. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu, & R. G. Muñoz (Org.), Livro de Atas da V Conferência Internacional Investigação e Práticas em Educação (pp. 171-179). Leiria: Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-08-7http://hdl.handle.net/10400.19/4184A complexidade das dinâmicas e desafios associados às situações de risco e perigo em crianças/jovens requer um processo de avaliação cuidadoso e rigoroso. A escola tem um papel extremamente importante na sinalização, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento destas problemáticas, no sentido de procurar soluções e proporcionar aos seus educandos um desenvolvimento integral a todos os níveis. Este estudo surge em virtude de se tentar perceber quais as dinâmicas e desafios da escola perante menores em risco, para tal, foram aplicadas entrevistas numa amostra de profissionais do meio escolar e foi realizada posteriormente a respetiva análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma vasta panóplia de casos que nem sempre são fáceis de detetar em crianças que advêm muitas vezes de famílias multidesafiadas. Constatou-se que a escola ainda tem um longo caminho a percorrer na área da prevenção. A escola não pode ignorar este tipo de problemáticas, fazê-lo é comprometer a vida e o futuro de um menor e perder oportunidade de intervir numa família em crise. Não sendo uma tarefa fácil, uma vez que nos dias de hoje tanto as verbas com os recursos humanos especializados são insuficientes, a escola tem o dever de prevenir e intervir, implementando estratégias concertadas no sentido de evitar situações mais graves.porCrianças/Jovens em riscoequipas multidisciplinaresescolaprevençãoDinâmicas e desafios da escola na prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovensChallenges and School dynamics related to prevention of risk situations and behaviours in children and youthjournal article