Amaral, Maria Odete PereiraPais, Ana Patrícia de Almeida2021-12-102021-12-102021-10-252021-08-30http://hdl.handle.net/10400.19/6924Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde para que as crianças cresçam com saúde devem sentar-se menos e brincar mais. O uso excessivo de ecrã em crianças acarreta problemas físicos e cognitivos, embora seja uma problemática em investigação. Objetivos: avaliar o tempo de ecrã em crianças do pré-escolar e 1º ciclo das escolas de Mangualde; identificar fatores associados à exposição ao tempo de ecrã na amostra referida e criar um Projeto de intervenção “As crianças e os ecrãs”. Métodos: Realizámos um estudo transversal analítico. A amostra foi de 353 encarregados de educação de crianças com uma média de idade de 7,44±1,90 anos e a maioria do género feminino. Os dados foram recolhidos através de um questionário. Resultados: Em média as crianças passam, durante a semana, 1:24h±1:46h em frente ao ecrã e ao fim de semana 3:12h±2:12h por dia em frente ao ecrã. Mais de metade das crianças com < 6 anos passa, durante a semana, tempo em excesso em frente aos ecrãs e ao fim de semana ¾ das crianças com ≥ 6 anos passa tempo em excesso ao recomendado em frente aos ecrãs. A televisão é a tecnologia em que as crianças gastam mais tempo em frente ao ecrã. Quase 75% das crianças < 6 anos passa menos de 7h/semana em atividade física no exterior e em crianças com mais de 6 anos a percentagem é de 91,4%. Não encontrámos diferenças significativas entre o tempo de ecrã e a variável antropométrica e sociodemográficas. Com a investigação e a identificação de necessidades de intervenção criámos o Projeto “As crianças e os ecrãs” e iniciada a implementação no Agrupamento de Escolas de Mangualde. Conclusões: Encontrámos um uso excessivo do ecrã pelas crianças, sobretudo ao fim de semana. O tempo de atividade física da criança no exterior é manifestamente insuficiente. É de extrema importância a atuação do enfermeiro especialista na redução do tempo de ecrã em crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Palavras-Chave: criança; tempo de ecrã; enfermeiro; promoção da saúdeAbstract Introduction: According to the World Health Organization, for children to grow up healthy, they must sit less and play more. Excessive use of the screen in children causes physical and cognitive problems, although it is a problem under investigation. Objectives: to assess screen time in preschool and primary school children in schools in Mangualde; identify factors associated with exposure to screen time in the above sample and create an intervention project “Children and screens”. Methods: We carried out an analytical cross-sectional study. The sample consisted of 353 guardians of children with a mean age of 7.44±1.90 years and the majority female. Data were collected through a questionnaire. Results: On average children spend, during the week, 1:24h±1:46h in front of the screen and on the weekend 3:12h±2:12h per day in front of the screen. More than half of children < 6 years of age spend too much time in front of screens during the week and ¾ of children ≥ 6 years of age spend too much time in front of screens on weekends. Television is the technology where children spend the most time in front of the screen. Almost 75% of children < 6 years of age spend less than 7 hours/week in physical activity outdoors and in children over 6 years the percentage is 91.4%. We did not find significant differences between screen time and the anthropometric and sociodemographic variable. With the investigation and identification of intervention needs, we created the “Children and the Screens” Project and started its implementation in the Mangualde Schools Group. Conclusions: We found excessive use of the screen by children, especially on weekends. The child's physical activity time abroad is clearly insufficient. The role of specialist nurses in reducing screen time in preschool and primary school children is extremely important. Key words: child; screen time; nurse; health promotionporCriançaEducação para a saúdeServiços de saúde escolarTempo de ecrãChildHealth educationSchool health servicesScreen timeAs crianças e os ecrãs : uma visão da saúde escolarmaster thesis202802736