BASTOS, J. A.Lobo, Juliana2024-03-082024-03-082022-03-01http://hdl.handle.net/10400.19/8325Com a globalização, a relação entre as universidades se tornaram mais complexas criando novas conexões, consolidando uma agenda de cooperação internacional, com a transferência de conhecimento cada vez maior, o que torna imperativo compreender o entrelaçamento destas diferentes culturas. Este artigo vem compreender e identificar algumas estratégias e ações no âmbito da internacionalização relatados, por alunos de graduação e pós graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. Para além da revisão bibliográfica que demarca o campo das políticas de internacionalização das IES brasileiras, este estudo também contemplou, a realização de entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020. Entende-se que a realização deste estudo nos permite compreender melhor as contradições que marcam o contexto da internacionalização das IES brasileiras e estrangeiras, desvelando dificuldades e desafios.porInternacionalizaçãoPesquisaEducação superiorA internacionalização da educação superior: relações de aproximação entre Brasil e Portugaljournal article2024-03-08cv-prod-2996019http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265