Melo, Ana Luísa Pinto de SoutoQueirós, Inês Isabel Rodrigues2024-02-062024-02-062024-01-11http://hdl.handle.net/10400.19/8231O presente relatório final de estágio encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é referente às Práticas de Ensino Supervisionada, onde são apresentados todos os contextos dos estágios realizados e as competências adquiridas. A segunda parte é referente ao trabalho de investigação, que se foca na problemática de perceber como a organização da sala de aula pode influenciar no desenvolvimento da criatividade dos alunos na disciplina de Educação Visual, na perspetiva de alunos e professores. A metodologia desta investigação tem como objetivos: a) averiguar os modelos de organização de sala de aula mais comum nos agrupamentos de escola em estudo; b) saber a opinião dos docentes sobre o tipo de organização da sala de aula mais propiciador para o desenvolvimento da criatividade e se existe facilidade em organizar a sala de aula tendo em conta as atividades a desenvolver; c) apurar a opinião de alunos sobre a influência da organização da sala de aula para a aprendizagem. Pretendemos, num primeiro momento, apresentar o enquadramento teórico que fundamenta este trabalho, no que diz respeito à temática em estudo; num segundo momento, apresentaremos o estudo empírico desenvolvido. Trata-se de uma investigação quantitativa e qualitativa, de tipo exploratório, com a aplicação de questionários a professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica e a alunos de três Agrupamento de Escolas de Viseu. Destacamos os seguintes resultados: a organização da sala de aula mais comum corresponde a uma sala com mesas dispostas em fila viradas para o quadro, numa linha tradicional; na perspetiva dos professores, o tipo de organização da sala de aula mais propícia para a criatividade são as que proporcionam, tanto trabalhos colaborativos como individuais e que, nas suas salas de EVT existe uma facilidade em organizar a sala de aula consoante as atividades a desenvolver nas aulas; na perspetiva dos alunos, as salas de aula de EVT nas escolas participantes não possuem um ambiente e espaço alegre, “livre” e confortável, nem equipamentos informáticos suficientes, aspetos preponderantes para o desenvolvimento da criatividade na realização dos trabalhos.This final internship report is divided into two parts. The first part refers to the Supervised Teaching Practices, where all the contexts of the internships carried out and the skills acquired are presented. The second part refers to the research work, which focuses on the problem of understanding how the organization of the classroom can influence the development of students' creativity in the subject of Visual Education, from the perspective of students and teachers. The methodology of this research has the following objectives: a) to find out which models of classroom organization are most common in the school groupings under study; b) to find out what teachers think about the type of classroom organization that is most conducive to the development of creativity and whether it is easy to organize the classroom taking into account the activities to be developed; c) to find out what students think about the influence of classroom organization on learning. Firstly, we intend to present the theoretical framework that underpins this work, with regard to the subject under study; secondly, we will present the empirical study carried out. This is an exploratory quantitative and qualitative study, which involved questionnaires for Visual Education and Technology Education teachers and students from three school groups in Viseu.We highlight the following results: the most common classroom organization corresponds to a room with tables arranged in a row facing the board, in a traditional line; from the teachers' perspective, the type of classroom organization most conducive to creativity are those that provide both collaborative and individual work and that, in their EVT classrooms, there is an ease in organizing the classroom according to the activities to be developed in class; from the students' point of view, EVT classrooms in the participating schools don't have a cheerful, "free" and comfortable environment and space, nor do they have enough computer equipment, which are key aspects for developing creativity when doing work.porOrganização da sala de aulaEspaços EducativosAmbiente CriatividadeEducação VisualClassroom OrganizationEducational SpacesEnvironmentCreativityVisual EducationA influência da organização da sala de aula no desenvolvimento da criatividade dos alunos na disciplina de Educação Visualmaster thesis203517954