McKenny, John2011-02-112011-02-111998-071647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/800O autor, John McKenny, professor da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Tecnologia de Viseu reflecte sobre a sua carreira e tenta relacionar as suas experiências como "professor ambulante" com a emergência do Inglês como língua franca e com a tendência globalizante no comércio, nas ciências e na comunicação social. O autor pensa que este género de experiência pode ser mutuamente enriquecedor quer para o professor peripatético, quer para o país anfitrião, desde que o Inglês seja visto como uma língua para aprender, negociar ou investigar- noutras palavras, como uma ferramenta heurística. Adverte o lado negativo, contra os professores que convivem com as culturas locais superficialmente, impermeáveis à oportunidade que lhes é proporcionada de crescer e conhecer melhor o mundo; compara-os a caracóis com a casa às costas. Ao longo do ensaio, assume-se como discípulo de Montaigne e louva o conceito de "escolar errante" como agente de transpolinização cultural.porEnsinoEducaçãoConffessiions off a Wanderiing Schollarjournal article