Pinto, ManuelAlmeida, RicardoPinho, PauloLemos, Luís2014-12-022014-12-032013-11-27http://hdl.handle.net/10400.19/2407Os edifícios devem ser projetados e construídos de modo a proporcionarem condições de iluminação natural e artificial adequadas para que as tarefas e atividades visuais que neles decorrem possam ser efetuadas em segurança, de modo preciso, em conforto, sem fadiga visual para os ocupantes e em condições de eficiência energética. Um dos principais critérios para uma caracterização adequada dos requisitos visuais nos edifícios, na perspetiva da satisfação das necessidades de conforto visual dos ocupantes e da utilização racional da energia, são os níveis de iluminância. No presente artigo apresentam-se os primeiros resultados de uma campanha experimental em curso (projeto QUAMIS) levada a feito em salas de aula de oito escolas da cidade de Viseu, pertencentes a diferentes níveis de ensino e épocas de construção. Deste modo, poderão comparar-se os níveis médios de iluminâncias e a distribuição espacial das mesmas com valores normativos existentes.porqualidade do ambiente interiorsalas de aulailuminação artificialuniformidade da iluminaçãoCaracterização da Iluminância em salas de aula de escolas da cidade de Viseujournal article