Balula, João PauloPinho, SaraAmante, Susana2015-11-172015-11-172015-112386-7418http://hdl.handle.net/10400.19/2948A importância, cada vez maior, dos esforços para assegurar o respeito pela diferença torna pertinente avaliar o contributo dos manuais escolares de Português na promoção da interculturalidade. Neste trabalho, discutem-se alguns resultados do estudo, de natureza multimetodológica, que partiu da análise de dois manuais escolares de Português (4.º ano) para uma intervenção didática numa turma do mesmo ano de escolaridade. Os resultados obtidos mostram que as propostas de atividades promotoras do pensamento reflexivo sobre interculturalidade são escassas nos manuais escolares analisados e indicam que a atuação do professor é determinante para promover o entendimento mútuo e o respeito pelo Outro.porInterculturalidadeManuais escolares de PortuguêsEducação LiteráriaEducação para a cidadania globalPromoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de PortuguêsPromoting intercultural education through textbooks of Portuguese languagejournal article10.17979/reipe.2015.0.08.228