Reis, PedroCruz, CarlosPinto, FernandoAntunes, Joaquim2017-01-052017-01-052017-02http://hdl.handle.net/10400.19/3623O comportamento humano tem sofrido mudanças significativas nos últimos anos, motivadas por um maior nível de consciência dos consumidores para problemas de saúde com génese em hábitos alimentares deficientes, muito devido á diminuição do analfabetismo e a maior acesso à informação. Optando por hábitos alimentares saudáveis, o consumidor não abdica das características organoléticas que mais aprecia. Os produtos alimentares diet e light, antes de serem considerados alimentos para obviar as doenças do foro alimentício, são-no para manter e promover um corpo mais saudável. Um estudo empírico, realizado em Portugal, conclui pela identificação de uma relação positiva entre o consumo de produtos dietéticos /light e a imagem física e a manutenção de níveis de saúde associados a uma vida com maior qualidade. Infere-se, adicionalmente, uma clara propensão da população para uma procura crescente a ser suprida com a réplica da pastelaria tradicional, mas elaborada com substâncias dietéticas e light.porSaúdeDietéticasLightAnálise fatoriaAçúcarA relação entre a preocupação com a saúde e imagem e o consumo de produtos dietéticos/light: um caso de estudo em Portugaljournal article