Silva, Sónia2011-02-092011-02-091997-101647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/757A crescente mundialização da economia, os progressos científicos e tecnológicos impõem-nos, hoje, pela sua celeridade, grau de abrangência e implicações, a necessidade de criação de uma resposta rápida e eficaz ao nível da Educação e Formação, que passa pela qualificação apropriada dos recursos humanos. A resposta europeia a este conjunto de desafios consiste na definição de políticas gerais e utilização de instrumentos de implementação vários, como é o caso do programa de apoio comunitário SOCRATES, que cobre todo o espectro educativo. O programa SOCRATES (ver Millenium nº.4) reflecte a preocupação da valorização dos recursos humanos, uma das maiores riquezas da Europa, em toda a sua extensão, procurando promover o desenvolvimento de competências específicas e/ou transversais que permitam uma adaptação harmoniosa do cidadão europeu a um contexto mais vasto em todos os aspectos. As competências linguísticas são fundamentais neste contexto europeu que se pretende coeso, culturalmente compreensivo e economicamente competitivo. É notório o destaque dado à importância da aprendizagem das línguas em todo o programa SOCRATES, no entanto é na sua secção LÍNGUA que são lançadas as oportunidades mais específicamente orientadas para os objectivos acima descritos.porLínguaAprendizagemEnsinoLíngua - Programa Socrates - Promoção da aprendizagem de línguas na comunidadejournal article