Cunha, Ana RitaMenezes, LuísNovais, Anabela2023-10-122023-10-122023http://hdl.handle.net/10400.19/7972O estudo procura compreender as interações comunicativas e o papel que desempenham na aprendizagem da Matemática, em particular de ideias de geometria, em crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A investigação, de natureza qualitativa, usou como instrumentos de recolha de dados observação participante, notas de campo, gravações áudio e vídeo e análise documental. O estudo conclui que as interações comunicativas que se estabeleceram entre pares, entre adulto e criança e das crianças com o espaço e os materiais foram decisivos para a comunicação de ideias matemáticas. É de salientar que as crianças e o adulto participam no discurso recorrendo a diferentes atos de fala. No adulto destaca-se o ato de questionar, através do qual estimula a participação das crianças. Já as crianças tendem a responder, ou seja, dar seguimento a falas, normalmente com o objetivo de informar e de explicar.porMatemáticaInteraçõesComunicaçãoInterações Comunicativas na Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolarjournal article10.17921/2176-5634.2023v16n1p02-12