Balula, João Paulo2011-02-052011-02-052009http://hdl.handle.net/10400.19/716O acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projecto de doutoramento em Didáctica (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didáctica da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de actividades a implementar em aulas do Ensino Básico.porLeitura funcionalEstratégias de leituraDidáctica do PortuguêsIniciação à leitura e à escritaEstratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didácticapreprint