Duarte, Rui P.Morgado, José FranciscoGomes, Abel J. P.2015-02-192015-02-192014-11-13978-972-8793-71-5http://hdl.handle.net/10400.19/2629A simulação e renderização de fenómenos naturais tem sido um dos grandes desafios em computação gráfica devido às suas aplicações em filmes de animação, ambientes virtuais e jogos. Este problema advém do facto de a formação, movimento e extinção de nuvens serem, naturalmente, processos amorfos e dinâmicos. Este artigo propõe-se a resolver este problema através de diagramas termodinâmicos SkewT/LogP. Estes diagramas constituem uma técnica 2D para simular nuvens em 3D a partir de dados atmosféricos disponibilizados por agências meteorológicas. Para atingir taxas de tempo real, o nosso sistema baseia-se na física, mas evita resolver equações diferenciais para representar, controlar, simular e renderizar o processo termodinâmico da ascensão de nuvens na atmosferaporSimulação de NuvensMétodos ProcedimentaisDados AtmosféricosVisualização Dinâmica de Nuvens Através de Diagramas Termodinâmicosjournal article