Benigno, VanessaRego, BelmiroFelizardo, Sara2017-02-022017-02-022013978-989-8525-27-7http://hdl.handle.net/10400.19/4367O desenvolvimento das competências sociais das crianças com autismo emerge como uma área de intervenção por excelência, no sentido de se desenvolverem estratégias educativas adequadas ao funcionamento cognitivo e, em simultâneo, suficientemente motivadoras e suscetíveis de propiciar o desenvolvimento das suas competências de relacionamento interpessoal. A presente comunicação apresenta um estudo de caso múltiplo comparativo, de natureza exploratória, que pretende analisar as potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante de diferentes situações educativas (reunião de grupo, atividades orientadas, recreio e atividades livres) e registos de vídeo. O estudo envolveu duas crianças com diferentes níveis de autismo, integradas no jardim de infância de um agrupamento de escolas do distrito de Viseu, que usufruíram do software educativo. Os resultados evidenciam uma melhoria dos comportamentos de interação social (utilização de expressões faciais de tristeza e de alegria, respostas às expressões e emoções dos outros, contato ocular), em particular nas situações mais estruturadas, como as atividades orientadas e nas reuniões de grupo. No contexto de recreio constatou-se um aumento do contato ocular durante as interações com outras crianças e nas respostas adequadas aos elogios sociais. Nas situações de atividade livre as melhorias não foram tão evidentes.porautismosoftware educativointeração socialPotencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativojournal article