Soeiro de Carvalho, Ana BrancaPereira Duarte, Filipe AlexandreXavier Cardoso, Fabiana2024-08-282024-08-282024-06-27http://hdl.handle.net/10400.19/8487Este estudo procura analisar a influência do endomarketing no aumento da produtividade e a orientação para o cliente, na Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, entidade filantrópica na região do Nordeste no Brasil, estado do Piauí. Sem dúvida que o endomarketing procura ser uma peça chave para obter resultados que irão coadjuvar o gestor e os colaboradores numa estratégia de sobrevivência e sucesso da instituição/organização. Neste sentido o endomarketing é o ponto de contacto da corporação para mostrar a sua imagem ao bem mais precioso que uma organização pode ter, o seu capital humano. A metodologia utilizada para este trabalho, foi um estudo de caso, com recolha dos dados, e uma análise exploratória e descritiva. Foi constatada uma influência do endomarketing no aumento da produtividade e orientação para o cliente na organização, não obstante a maioria dos colaboradores ter dificuldade em perceber como estava a ser aplicado o endomarketing na organização.porendomarketingprodutividadecomunicaçãoorientação para o clienteorganizações sociaisEndomarketing. Influência no Aumento da Produtividade e Orientação para o Cliente: Estudo de Caso na região Nordeste do Brasil em uma Entidade Filantrópicamaster thesis203685008